Meio Ambiente

Bandeira Azul

A Bandeira Azul é uma certificação internacional dada pela Organização Não-Governamental Foundation for Environmental Education (FEE) para praias, marinas e embarcações de turismo que cumpram e comprovem requisitos como qualidade ambiental, bem-estar, infra-estrutura de apoio, segurança e sensibilização ambiental.  O programa teve início na França em 1985. No Brasil, é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2006. O objetivo da certificação é conscientizar a sociedade sobre a importância e necessidade de cuidar e proteger os ambientes marinhos/costeiros, além de incentivar a realização de ações que promovam a resolução de problemas existentes na busca da qualidade e proteção ambiental.

Fase piloto

O programa Bandeira Azul é aberto a Marinas, Iate Clubes e outras estruturas de apoio náutico que estejam localizadas em águas costeiras e interiores. É necessário que haja envolvimento e participação de gestores das marinas, donos das embarcações e frequentadores que possam colaborar na implementação e efetivação do certificado. O Instituto Ambientes em Rede, operador nacional do programa, fará uma visita técnica ao local, na qual, será feito um check list das instalações de acordo com os critérios nacionais do certificado para a marina. Será observado se a marina tem capacidade de se adequar aos requisitos em até dois anos, prazo máximo da fase piloto.

Adequação aos critérios e solicitação do certificado

Assim que receber o certificado de Marina Piloto, a Marina precisará se adequar a todos os critérios do programa em no máximo dois anos. Uma vez cumpridos todos os requisitos, a marina pode solicitar a certificação Bandeira Azul. É necessário enviar a documentação necessária para o operador nacional, que realizará uma última vistoria no local antes de enviar a solicitação ao Júri Nacional. Após a análise e o parecer favorável do Júri Nacional, a documentação é enviada para a aprovação do Júri Internacional. Quando aprovada, a marina receberá o certificado juntamente com a bandeira que será hasteada em um evento que geralmente acontece entre os meses de novembro e dezembro.

O que estamos fazendo?

O Iate Clube de Santos percebe e compreende a importância do certificado, assim como se preocupa em oferecer a melhor estrutura para seus associados, garantindo também o cuidado e bem-estar do meio ambiente. Em busca de se adequar aos critérios do programa, a sede Guarujá e a sede Angra estão implementando atividades como a adesão a projetos ambientais – apadrinhamento do Maré Mangue do Instituto Gremar, apoio ao programa Tartaruga Viva -, inclusão de ações como reciclagem, limpeza de manguezais, entre outras ações.